Os Primeiros Seguros

Os Primeiros Seguros

 

Os cameleiros da Babilônia atravessavam o deserto em caravanas para comercializar seu animais nas cidades vizinhas. Sentindo as dificuldades e os perigos da travessia, como a morte ou desaparecimento dos animais, estabeleceram um conciliação : qualquer membro do conjunto que perdia tinha a garantia de aceitar um outro bicho pago pelos demais cameleiros.

Povos da Antiguidade como o hebreus e os fenícios, grandes navegadores, enfrentavam riscos em suas contínuas travessias entre os mares Egeu e Mediterrâneo. Nessa época, ainda não existiam Seguros de Viagens em Porto Alegre, por exemplo. Então, procuraram uma forma de prometer-se contra possíveis prejuízos e firmaram em combinação entre si: quem perdia uma embarcação tinha garantida a construção de outra, paga pelos demais navegadores elementos exatamente a mesma viagem.

Babilônios, hebreus e fenícios realizavam concordâncias para entupir perdas através da reposição de seus economias. Praticavam, de modo fácil, criativa e intuitiva, a teoria do resguardado como proteção ao patrimônio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *